• Alexandre Sammogini

Abrapp apoia demanda da Abrasca pela prorrogação dos prazos das Assembleias

Atualizado: Mar 27

A Associação Brasileira das Companhias Abertas - Abrasca - enviou uma proposta para o Governo Federal para o adiamento dos prazos da temporada de Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) e o envio das Demonstrações Financeiras das empresas. A proposta foi enviada na forma de uma minuta de Medida Provisória para o Ministério da Economia e para a Casa Civil na última segunda-feira, 23 de março.

A demanda da Abrasca, como representante das Companhias Abertas, conta com o apoio da Abrapp. “Assim como já fizemos uma solicitação parecida e conseguimos a prorrogação do prazo junto à Previc para o envio das Demonstrações Contábeis das entidades fechadas, acreditamos que é legítimo apoiar o mesmo pleito para as Companhias”, diz Luís Ricardo Martins, Diretor Presidente da Abrapp.

Em virtude das medidas contingenciais adotadas pelas empresas por causa da pandemia de COVID-19, a realização das assembleias e a elaboração das Demonstrações referidas ao ano anterior encontram-se prejudicadas. “É um problema parecido ao que estamos passando em nosso setor. Não podemos reunir os membros dos conselhos para a aprovação dos documentos”, comenta Luís Ricardo. Além disso, a maioria dos colaboradores das empresas também está trabalhando em regime de home office, o que pode atrasar na finalização das demonstrações.

A Abrasca entrou em contato com a Abrapp na última terça-feira, 24 de março para compartilhar a proposta. “A Abrasca comunga das mesmas preocupação que a Abrapp tem manifestado nos últimos dias”, disse Alexandre Fischer, Superintendente Geral da Abrasca. Ele explica que a minuta endereça as preocupações das empresas com a proximidade do prazo limite para realização das assembleias e as restrições geradas pela pandemia da Covid-19. O dirigente da Abrasca se colocou à disposição ainda para esclarecer qualquer dúvida sobre a proposta ou para debater soluções adicionais que a Abrapp possa sugerir.

Prorrogação pela Previc - Após o envio de correspondência conjunta da Abrapp e Ancep na semana passada, com a demanda das Associadas, a Previc confirmou o atendimento da demanda. “Em virtude das dificuldades operacionais decorrentes da crise provocada pelo coronavírus (COVID-19), manifestadas por entidades (EFPC) e associações representativas do sistema de Previdência Complementar, a Diretoria Colegiada da Previc comunica que prorrogará em 30 (trinta) dias o prazo de entrega de todas as obrigações relativas ao envio de documentos e informações previstas para os meses de março e abril de 2020”, informou a Previc por meio de comunicado (leia mais).

0 visualização

Receba nossas atualizações

Sugestões de matérias e/ou dúvidas:

abrappatende@abrapp.org.br

Nos acompanhe

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Grupo Abrapp