• Alexandre Sammogini

Previc divulga resultados sobre funcionamento das EFPC na pandemia

A Previc publicou nesta terça-feira, 9 de junho, os resultados do levantamento realizado em abril e maio de 2020, sobre os aspectos relacionados à governança, investimentos, liquidez, solvência, administração dos planos de previdência e outras informações julgadas importantes para avaliação do funcionamento das EFPC durante o período da pandemia de COVID-19.

A pesquisa contou com a participação de 260 entidades que enviaram as informações com base no fechamento de 30 de abril. O resultado mostrou que a grande maioria das EFPCs, mesmo funcionando em trabalho remoto, tem mantido os serviços de atendimento aos participantes ativos e assistidos. Foram 238 fundos (91,5%) que não tiveram nenhum prejuízo no atendimento e apenas 19 deles (7,3%) tiveram alguma alteração nos serviços. Todas as entidades têm mantido o funcionamento de seus órgãos estatutários de decisão, sendo 253 de maneira virtual, 6 presencial e 1 em ambos formatos.

Liquidez e solvência - Um dos aspectos ressaltados no levantamento foram as condições de liquidez do sistema para manter o pagamento de benefícios e preservar os ativos das carteiras. Neste quesito, as entidades também mostraram boas condições, sendo 209 delas (80,3%) que não precisam se desfazer de ativos para o pagamento de benefícios nos próximos 12 meses.

Em outra resposta relacionada à liquidez, 245 entidades (94,2%) responderam que não terão problemas de liquidez no período de 12 meses. Outro dado que chamou a atenção é que 243 entidades (93,4%) responderam que estão utilizando ferramentas de monitoramento de risco do tipo VAR, B-VAR ou Stress Test.

Na questão da solvência, 121 EFPC contavam com superávit, das quais 17 com condições de distribuição. Outras 100 entidades registravam déficit, porém, apenas 34 delas em situação de equacionamento. Vale ressaltar que os resultados para apuração de déficit e superávit fecham no final do ano e que nos meses de abril e maio o mercado já registrou recuperação dos ativos.

O objetivo do levantamento foi o de mapear e avaliar as consequências da crise ocasionada pela crise provocada pela pandemia de COVID-19, diz a autarquia por meio de comunicado. Clique aqui para acessar os resultados.

Os resultados serão apresentados e comentados pelo Diretor Superintendente da Previc, Lúcio Capelletto, e pelo Diretor de Fiscalização e Monitoramento, Carlos Marne, em webinar que será realizado pela Abrapp hoje, 9 de junho, às 16h. Clique aqui para se inscrever.

0 visualização

Receba nossas atualizações

Sugestões de matérias e/ou dúvidas:

abrappatende@abrapp.org.br

Nos acompanhe

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Grupo Abrapp