• Alexandre Sammogini

Funcef investiu em startup inventora de tomógrafo usado no tratamento de COVID-19

A Funcef investiu em uma startup especializada na invenção e produção de equipamentos médicos através do fundo de investimentos em participações (FIP) BBI Financial. A entidade aportou recursos que foram destinados ao financiamento das atividades da Timpel, que desenvolveu, entre outros produtos, um tomógrafo que é utilizado atualmente no tratamento de pacientes com COVID-19.

Fruto de pesquisas realizadas ao longo de 15 anos, a Timpel produz atualmente um tomógrafo portátil que custa dez vezes menos que o equipamento convencional utilizado em outros países. A empresa tem 150 tomógrafos em operação atualmente. A primeira edição comercial foi lançada em 2015, depois de 10 anos de pesquisas, alguns deles utilizados atualmente no tratamento de pacientes com COVID-19 na Espanha, Itália e EUA. No Brasil, o equipamento é utilizado em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Pará.

Diferente dos tomógrafos convencionais, que utilizam raio X para geração de imagens, o equipamento da Timpel usa impulsos elétricos para analisar o funcionamento dos pulmões. Esse tomógrafo funciona em conjunto com os respiradores utilizados em pacientes graves de Coronavírus. Sua função é suspender o funcionamento do respirador em situações que possam levar o estresse mecânico, que pode levar o paciente a morte.

As pesquisas da startup foram apoiadas também com recursos da Fapesp e do Finep. Clique aqui para saber mais.

0 visualização

Receba nossas atualizações

Sugestões de matérias e/ou dúvidas:

abrappatende@abrapp.org.br

Nos acompanhe

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Grupo Abrapp