• Alexandre Sammogini

Entrevista: Estamos buscando oportunidades na renda variável e exterior

Em entrevista exclusiva ao Blog Abrapp em Foco, o Diretor e AETQ da Value Prev, João Carlos Ferreira, comentou os desafios e as medidas adotadas por sua entidades para enfrentar o novo cenário econômico e social provocado pela pandemia global de COVID-19. O dirigente revelou que a entidade não havia aumentado a alocação em fundos de ações em janeiro e fevereiro, no período pré-pandemia.

Como a Política de Investimentos já previa a ampliação da exposição em renda variável e exterior, a entidade está buscando oportunidades oferecidas pelo atual cenário. “ A renda variável estava abaixo do que gostaríamos, então aproveitamos para começar um aumento gradativo. O mesmo está acontecendo com os investimentos no exterior”, disse. João Carlos falou também sobre o funcionamento da entidade e o processo de automatização dos processos. Confira a entrevista na íntegra a seguir:

Home office há mais de uma década Já estamos há pouco mais de 30 dias sem ir ao escritório, pois adotamos o regime de home office. Houve pouco impacto operacional, pois o trabalho remoto já fazia parte de nossa realidade há mais de uma década. A diferença é que antes adotávamos o home office uma ou duas vezes por semana. E agora estamos 100% do tempo.

Processos eletrônicos Já tínhamos adotado há vários anos os processos eletrônicos para os participantes, como por exemplo, de concessão de benefícios, através do website. Eram poucos os procedimentos que ainda dependiam de documento em papel. Um dos únicos que permaneceu desta maneira é o processo de portabilidade, cuja assinatura não é eletrônica. Porém, dentro de mais um mês iremos implantar a assinatura eletrônica também para esse procedimento.

Empresa de tecnologia O fato de sermos patrocinados por empresa de tecnologia [grupo HP], implantamos uma cultura que foi crescendo ao longo dos anos. Começamos a automatização dos processos desde 2002, com o website e a intranet, que foram evoluindo até chegar ao que hoje chamamos de rede. Nossa comunicação e atendimento estão normalizados. Nossos três mil participantes estão entendendo bem a situação atual.

Revisão da política Acredito que não será necessário revisar a Política de Investimentos que elaboramos no final de 2019. Houve sim um impacto grande no mês de março. Mas aproveitamos para acertar algumas posições. A renda variável estava abaixo do que gostaríamos, então aproveitamos para começar um aumento gradativo. O mesmo está acontecendo com os investimentos no exterior. Estamos observando as oportunidades atuais do mercado. Não é nada exagerado, estamos assumindo novas posições aos poucos.

Oportunidades Estamos buscando oportunidades em investimentos no exterior, com variação cambial. Também buscamos oportunidades na renda variável que possam render frutos no longo prazo. Nossa alocação em renda variável estava entre 11% e 13% no final de 2019. Estávamos planejando uma ampliação da carteira, mas não fizemos isso em janeiro e fevereiro, porque avaliamos que os preços estavam altos. Estávamos planejando mais pra frente. Mas como houve uma queda substancial da Bolsa, começamos a aumentar a alocação antes do que tínhamos planejado.

Plano família Protocolamos o pedido para registro de nosso plano família no final de março. Estamos aguardando a aprovação pela Previc. É possível que nós iremos adiar um pouco o lançamento, até estabilizar os efeitos dessa crise. Não é um momento adequado para falar em incremento da poupança previdenciária. Mas logo que for possível, vamos planejar o lançamento para oferecer a nova opção de plano aos familiares de nossos participantes.

0 visualização

Receba nossas atualizações

Sugestões de matérias e/ou dúvidas:

abrappatende@abrapp.org.br

Nos acompanhe

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 por Grupo Abrapp